Doenças do feto: Feto Acárdico

 

O que é Feto Acárdico ou Transfusão Arterial Reversa (trap sequence)?

 
 
 

A transfusão arterial reversa (Acárdico) se caracteriza pela inversão do fluxo pela artéria umbilical de um dos gêmeos, que vai apresentar malformações disruptivas da cintura para cima por hipoxemia crônica para estes tecidos, dando origem a um feto denominado acárdico.

Esta malformação ocorre entre 1 em cada 10.000 nascidos vivos.

Diagnóstico e tratamento

 

Diagnóstico - O diagnóstico pode ser realizado através de ultrassonografia morfológica a partir do primeiro trimestre realizado entre 11 a 14 semanas.

Apresentação Clínica – Identifica-se a presença de uma massa amorfa (normalmente sem batimentos cardíacos), que pode ou não ter os membros inferiores presentes, onde se observa uma artéria e uma veia (cordão com dois vasos) na inserção abdominal do cordão do acárdico. O líquido amniótico está ausente no feto acárdico. O outro gêmeo costuma ser normal, podendo apresentar sinais de ICC: polidramnio, regurgitação tricúspide, hidropisia.

Fisiopatologia – Quando as inserções dos cordões umbilicais são muito próximas pode se estabelecer inversão do fluxo através de uma anastomose artério-arterial que praticamente liga a artéria umbilical de um dos gêmeos à artéria do outro. A artéria de um dos gêmeos, ao invés de levar o sangue bombeado pelo coração para ser oxigenado na placenta, vai agora trazer o sangue já utilizado (pobre em oxigênio) pelo outro gemelar, em sentido inverso para o coração do feto que se tornará acárdico.

Critérios de indicação de tratamento cirúrgico fetal - A fetoscopia para interromper o fluxo de sangue para o feto acárdico através de coagulação dos vasos do cordão está indicada se houver sinais de insuficiência cardíaca progressiva no gêmeo normal.

Você está grávida e recebeu a notícia de que há algo errado com o seu bebê! Não se desespere.