Medicina Fetal no mundo.

O feto tornou-se um paciente. Avanços na Medicina Fetal.

 

Com o avanço da ultrassonografia, a Medicina Moderna encontrou novas formas de tratamento para determinadas doenças fetais.

A Medicina Fetal é considerada uma especialização da Obstetrícia e progrediu muito nos últimos anos com as novas tecnologias.

Diversas doenças hoje em dia podem ser diagnosticadas e tratadas através das ferramentas da Medicina Fetal.

A evolução da especialidade permitiu avanços no tratamento do feto, tanto clínico, quanto cirúrgico.

 

Poder operar um feto na barriga da mãe ainda é uma possibilidade pouco conhecida, mas pode salvar vidas, dando chances de recuperação e redução de sequelas.

— Denise Lapa

 

A Medicina Fetal no Brasil

A medicina fetal no Brasil, acompanhou os progressos mundiais no diagnóstico e tratamento de doenças fetais, em particular a Cirurgia Fetal foi introduzida no Brasil em 2002 quando Dra. Denise Lapa, realizou a primeira fetoscopia no país para o tratamento da transfusão entre gêmeos.

 

O encanto pela cirurgia fetal, deu início a uma série de estudos experimentais para o desenvolvimento de técnica menos invasiva para tratamento da mielomeningocele. Fora do país, a correção deste defeito era realizada a céu aberto, e uma técnica fetoscópica reduziria significativamente os riscos maternos associados à técnica aberta.

 
 

O primeiro caso de mielomeningocele foi operado no país em 2013, através da técnica minimamente invasiva. Apenas na Alemanha o procedimento era realizado por fetoscopia, mas com técnica de correção do defeito diferente da desenvolvida no Brasil que leva a melhores resultados após o nascimento.

 
 
 

Hoje, mais de cem fetos, não só no Brasil, mas em outros países como Israel, Chile, Itália, Inglaterra e Estados Unidos, já foram operados com a técnica brasileira que já se tornou um marco importante no tratamento da mielomeningocele de forma menos invasiva no mundo.

Você está grávida e recebeu a notícia de que há algo errado com o seu bebê!
Não se desespere.

 

Avaliação fetal integrada com a Dra. Denise Lapa

 

A avaliação fetal integrada consiste em uma consulta com a Dra. Denise Lapa onde é necessário fazer um novo exame de ultrassonografia, conduzido pela própria Dra. Denise. Esta avaliação irá:

• Confirmar o diagnóstico e classificar a sua gravidade,
• Determinar quais outros exames devem ser feitos e,
• Indicar se há indicação cirúrgica.

É importante saber que você não precisa esperar pelo laudo do seu exame, se o médico que o realizou já a alertou sobre algo errado com seu filho.

 

 

Importante

Quanto mais cedo você procurar ajuda especializada, menos tempo você vai perder, fazendo exames desnecessários ou ouvindo opiniões de não especialistas. Assim você terá tempo para planejar como será o restante da sua gestação, parto e como vai receber seu bebê.

Muitas vezes, na avaliação fetal integrada será necessário realizar exames invasivos, como amniocentese e biopsia de vilo corial, com o objetivo de afastar doenças genéticas associadas à malformação encontrada. Desta forma, é importante que o casal venha preparado para esse tipo de exame, para ganhar tempo.