Conheça a Técnica SAFER

Um jeito único de tratar a mielo.

 

Técnica 100% brasileira. A equipe liderada pela Dra. Denise Lapa, é pioneira no desenvolvimento de uma nova técnica minimamente invasiva para tratamento da mielo utilizando a fetoscopia, sem abrir o abdome da mãe. Na cirurgia é utilizada uma película de biocelulose para proteger a medula exposta, que acaba resultando numa melhor preservação das funções da medula.

Após o nascimento, os bebês andam em mais de 50% dos casos.

 

Benefícios da Técnica SAFER

Os benefícios para o feto têm se demonstrado cada vez melhores com a Técnica SAFER, quando comparados a qualquer outra técnica, a céu aberto ou através de outros tipos de fetoscopia (fetoscopia após laparotomia).

A técnica foi denominada de SAFER, do inglês Skin-over-biocellulose for the Antenatal Fetoscopic Repair of myelomeningocele

Paixão por tratar o feto

Dra. Denise Lapa é referência em Cirurgia Fetal e viaja o mundo para apresentar e ensinar a revolucionária Técnica SAFER que já está sendo adotada em vários países.

 

Um jeito único de tratar a mielo

  • A técnica SAFER inicialmente considerada experimental já foi utilizada em mais de 300 casos no mundo. Desde janeiro de 2018, com a publicação internacional dos primeiros 47 casos operados, a técnica não é mais considerada uma técnica experimental.

  • Após o Congresso Mundial de Medicina Fetal em Atenas 2018, o professor Kypros Nicolaides, adotou esta técnica no principal centro de medicina fetal do Reino Unido. (Fetal Medicine - Foundation - London)

 

 

Técnica Fetoscópica no tratamento da Mielo

Fascinada pelas descobertas e avanços da ultrassonografia, o caminho da Dra. Denise no campo da Medicina Fetal foi moldado pelo desejo de desbravar a terapia fetal. Foram necessários 14 anos de pesquisa no Brasil, após estágios na Inglaterra e Estados Unidos, para desenvolver uma técnica fetoscópica que representasse um avanço no tratamento da mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida.

A utilização da fetoscopia na correção da mielomeningocele concebida pela Dra. Denise, diferente da cirurgia fetal aberta apresenta menos riscos para a mãe e maior benefício para o bebê.

 

Vejas as diferenças entre a Técnica SAFER e a cirurgia a céu aberto abaixo:

 
 

 

Grupo SAFER no mundo

  • Tecnica SAFER Israel

    Israel

    Rabin Medical Center – Berlinson (Tel Aviv)
    Dr. Yuval Gielchinski

  • Chile

    Universidade de los Andes – Santiago
    Dr. Massami Yamamoto

  • Itália

    Hopspedale Mangiagale – Milão
    Dr. Nicola Persico

  • Estados Unidos

    University of Southern California – Huntington Hospital, Los Angeles
    Dr. Ramen Chmait

  • Estados Unidos

    The Fetal Institute – Miami
    Dr. Ruben Quintero
    [nao tem foto da clinica]

  • Inglaterra

    King´s College London Hospital- Fetal Medicine Research Center
    Dr. Marta Santorum (Prof. Kypros Nicolaides)