Doenças do feto: Sequestro Pulmonar

 

O que é Sequestro Pulmonar?

 

O sequestro broncopulmonar, ou sequestro pulmonar (SP), é uma condição na qual uma parte do tecido do pulmão não se comunica com a traqueia e os brônquios.

O Sequestro Pulmonar se caracteriza então por uma massa que não está conectada ao pulmão normal. Desta forma, o SP não funciona na respiração. O suprimento sanguíneo de um SP não vem dos vasos pulmonares, mas sim diretamente da artéria aorta, na maioria dos casos.

 

  • Diagnóstico

    O sequestro pode ser detectado durante o ultrassom pré-natal. A lesão aparece como uma massa ecogênica (brilhante) dentro do tórax do feto. Em algumas situações raras a massa pode ser grande e ocupar muito espaço no peito fetal. Essa compressão pode levar a falta de crescimento do tecido pulmonar normal, levando a uma hipoplasia pulmonar que pode ser letal. Pode ocorrer também uma compressão de estruturas cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos), levando a hidropisia fetal (inchaço fetal: ascite, derrame pleural e edema de pele) por insuficiência cardíaca, que também pode ser fatal.

  • Tratamento

    O tratamento fetal só é indicado nos casos de SP complicados com hidropisia (insuficiência cardíaca). Nesses casos, os vasos sanguíneos que alimentam o SP podem ser ocluídos através da energia do laser. Este procedimento requer uma sedação leve da mãe e pode ser realizado apenas através de punção do tórax fetal guiada pela ultrassonografia. A hidropsia fetal geralmente desaparece em três a quatro semanas.

 

 

Você está grávida e recebeu a notícia de que há algo errado com o seu bebê! Não se desespere.